Navegando...

Navegando...
Trabalhamos embarcadas, offshore, dentro d’água, como queiram. As palavras para explicar essa maneira de ganhar a vida, ou ganhar o sagrado dinheiro para viver a vida, tem muitos nomes. Mas, o importante é o que se ganha na convivência. Neste mundo muito diferente, temos o privilégio da intimidade quando descobrimos a beleza no interior dos seres mais incríveis. Verdadeiros presentes em palavras pois é o que podemos aqui compartilhar. Pérolas que não vão adornar o corpo mas com certeza vão fazer crescer o valor da alma de cada uma de nós. Se nem tudo que se mostra é belo, não importa. Se percebermos o equilíbrio, vai ficar tudo bem!

21 maio, 2011

Sobre a Morte... Na Vida



Mais uma vez sento, fico olhando a folha em branco e tentando escrever; transformar meus sentimentos, minha vivência em símbolos escritos.
Já escrevi a moda antiga com papel de verdade, caneta, lápis e máquina de escrever. Já digitei e deletei tantas coisas que nem lembro mais. Agora simplesmente vou em frente e vamos ver o que vai dar.
Escrever não é simplesmente tentar coordenar os símbolos em palavras e torná-las coerentes numa frase, no texto. O problema maior é fazê-las ter coerência quando saem da nossa mente, do nosso coração – na maioria das vezes - em golfadas emocionais, onde está tudo misturado, milhões de idéias diferentes, raiva, angústia, ansiedade, felicidade.
Especialmente nesta última semana onde vida e morte confundiram-se num círculo monstruosamente perfeito. Primeiro o casamento tão esperado, depois, um parente é assassinado com cinco tiros em frente à sua casa por querer defender uma mulher - desconhecida - de ser espancada pelo companheiro. Como encontrar coerência? Mas isso é outra história...
Pronto, já estou eu com aquela vontade de apagar tudo novamente.
Onde eu estava??? Ah, sim, pensando na morte!
Cresci com uma curiosidade estranha em saber como era a morte. Acredite ou não, muitas vezes quis morrer só pra saber como seria, o que veria, o que aconteceria “do outro lado”, portanto, a morte tem um sentido diferente pra mim.
As vezes as pessoas me acham insana ou sem sentimentos por causa disso. Ou talvez porque não tenha “perdido” ninguém que realmente significasse algo pra mim. Só sei que já vi muitas pessoas morrerem. Já “perdi” tantas coisas, momentos, tempo, animais, oportunidades, amores, textos, ônibus, paixões, risadas, que se somar tudo, percebo que a morte acontece a todo instante, pois cada segundo que se dissipa, é morto... e vem um outro, novo. Só entendemos a morte se está ligada fisicamente a alguém, pois causa confusão, dor, estupefação. É como se estivéssemos dentro de uma grande ampulheta, tentando nos equilibrar na areia do tempo. E ela escoa, implacável, sem nos dar nenhuma opção.
Ridículo achar que silicone, lipo ou aquele creme mirabolante vai fazer o tempo parar. Afinal, o que importa na vida? Ser boa, ser ética, ser leal, íntegra, linda, maravilhosa? Boa amiga, boa mãe, boa filha. Por que tenho que ser boa? Se houvesse verdadeiro respeito pelas diferenças humanas, bastaria ser. E deveria ser suficiente - mas não é! Afinal respeito é só uma palavra - nada mais!
Em cada estágio do dia o ciclo sempre se completa. Morte-vida-morte-vida e continua infinitamente. Cada hora é um imperceptivel ciclo de morrer e viver. Continuamos a morrer de amor, de vergonha, de solidão. Morremos a cada instante por não sermos ouvidos, acarinhados; e voltamos a vida quando o telefone toca e ouvimos aquela voz tão esperada ou recebemos aquele e-mail - inacreditável!
No final não se perde nada, tudo se modifica numa sucessão de novos momentos.
O livro A Menina que Roubava Livros, me impressionou porque é a morte que conta a história. No início ela diz - "Eis um pequeno fato: você vai morrer. Isso preocupa você? Insisto - não tenha medo. Sou tudo, menos injusta."
Onde está a justiça na vida ou a injustiça na morte? Ou será ao contrário?
De qualquer forma já passei da idade de me preocupar com coisas que não posso resolver e muito menos com conjecturas.
Estou vivendo, simplesmente. Com tudo o que eu tenho, com tudo o que eu sou.
Morrendo a cada instante, vou escrevendo... E vivendo plenamente.

Um comentário:

  1. Feca disse - "Ai, amigaaaaa!Eu amo tuas filosofias... Leio caa uma delas,tiro minhas conlusões, concordo ali, discordo aqui mas no fim creio q a vida é assim, um vai passando pro outro emoções, razões...Como tua mente maquina, trabalha 24h pra sair tanta coisa deste baú...
    Caraca, chega me impressiona q qte de sentimento q vc expressa.A cada dia q abro meu email, eu espero uma divagação tua e adoro repassar p amigos e parentes. Adoro MUITOOOOOOOOOOOO vc, e!"

    ResponderExcluir

Curiosos