Navegando...

Navegando...
Trabalhamos embarcadas, offshore, dentro d’água, como queiram. As palavras para explicar essa maneira de ganhar a vida, ou ganhar o sagrado dinheiro para viver a vida, tem muitos nomes. Mas, o importante é o que se ganha na convivência. Neste mundo muito diferente, temos o privilégio da intimidade quando descobrimos a beleza no interior dos seres mais incríveis. Verdadeiros presentes em palavras pois é o que podemos aqui compartilhar. Pérolas que não vão adornar o corpo mas com certeza vão fazer crescer o valor da alma de cada uma de nós. Se nem tudo que se mostra é belo, não importa. Se percebermos o equilíbrio, vai ficar tudo bem!

10 abril, 2019

Oi, Pai!



       Oi Pai!
      Faz 30 dias hoje que você resolveu, finalmente, fazer o que vinha dizendo - “estou indo embora”. Mas, como tantas vezes conversamos, ninguém vai embora de verdade. Sua energia continua ali, no lugar à mesa, nos passos pela casa, na voz firme contando inúmeros acontecimentos da sua vida. Eu sei que esgotamos tantos assuntos, discutimos por coisas infundadas mas mesmo assim necessárias, rimos, gritamos, gargalhamos tanto que deixamos os vizinhos cismados; mas tenho a impressão que não foi o bastante.
      Ainda pego 3 pratos para arrumar a mesa. Ainda insisto em pegar 3 canecas para o café depois do almoço. Aí eu sorrio. E essa sensação engraçada é porque entendi, finalmente, como a presença de alguém pode ficar para sempre dentro de nós.
      Interessante como podemos saber mais de alguém depois que esta pessoa não está mais presente fisicamente. Nos caderninhos, com sua letra, percebi o tempo segurando na sua mão, tremendo sua letra, deixando suas marcas nos números, nos seus pensamentos escritos. Na sua preferência de cores nas roupas que vestia, nos números de manequim que iam diminuindo ... Os bonés que você usava até dentro de casa (porque você sentia muito frio na cabeça) e os presentes que foram guardados; nos perfumes que você adorava e “tomava banho” com eles. Poderia escrever para você durante 87 anos com cada detalhe que tive o privilégio de colecionar ao longo da minha vida, mas a importância deles está agora dentro de mim.
     Percebi sua preocupação com seu legado, com sua história, com seu infinito trabalho de tentar fazer com que “entendêssemos” o que você queria dizer – que o mundo não é só isso. Pois descobri inúmeros feitos seus – pequenos atos de generosidade com os outros - que quase ninguém sabe! Você se endividada para viajar conosco, para nos proporcionar experiências de vida e nos dar “asfalto no sangue”. E como tudo tem um retorno, pude viajar com você através das fotos e do telefone. Lembra? “Pai, adivinha onde estou?”. E você disse, imediatamente: “Volendam! Comendo aquele peixinho?”. Eu nunca vou esquecer a sua reação - seu olhar - quando viu as fotos de Toledo e descobriu que poderia ser um judeu-mulçumano!
      Ah, pai, sua percepção de vida sempre foi única! “Ninguém me chuta! Não esse marinheiro aqui!” – Talvez até tenham tentado “te chutar”, no diagnóstico, no tratamento desumano e covarde, mas você sabia, de alguma forma – você mesmo me disse!
      No seu anúncio quase diário da despedida dessa vida material, eu tive o privilégio de conversar contigo e até  filosofar, me preparando junto com você. E é tudo tão possível! Nós até quebramos alguns paradigmas que dizem: “nunca estamos preparados” – eu vi nos seus olhos que você estava, e eu também!
      Sabe pai, por incrível que pareça eu não estou triste. Suas últimas palavras para mim me fizeram consolidar o entendimento que a morte não existe. E eu te vi partir de uma forma tão serena, tão bonita, que só tenho que agradecer por ter testemunhado aquele momento, com tanta luz, tanto amor, que se espalhou dentro de mim – e todo o negativo foi esquecido, e todo o ruim foi perdoado!
Engraçado como também temos uma tendência a perdoar, esquecer as mazelas, os sofrimentos, as mágoas, toda agressividade e violência – física, mental, psicológica – que sofremos com alguém durante tanto tempo. Me pergunto por que temos uma tendência a sacrificar as pessoas com as quais convivemos tão intimamente? Não seriam elas que deveriam ter o melhor de nós? Infelizmente não é assim. Mas no fim nada disso tem importância pois descobrimos que somos infinitamente melhores que traumas, ressentimentos, agressões e injustiças. Porque evoluímos sempre, sempre melhor com aqueles que estão juntinhos conosco. É pra isso que eles estão aqui, não é pai? Para tornar cada um de nós mais forte...
       E o maior do seu legado foi a força. Para alguém que veio do interior do nada do Rio Grande do Sul, passou frio, fome, quase morreu tantas vezes, foi dado como morto pela família, você conquistou e superou muito! Como diz o nosso grande amigo Ricardo, “um verdadeiro combatente”!
      É Campanha, você conseguiu tanto! Construiu uma família honesta e fidedigna; conquistou amigos incríveis; foi generoso e bem humorado; surpreendente! Como eu disse para nossos companheiros de vida - você foi extraordinário!
      E agora pai, não vou me despedir, só agradecer. Não se preocupe conosco pois estamos seguindo o roteiro da vida como você nos instruiu: com parcimônia, honestidade e segurança. E também com um pouquinho mais, como eu costumava te dizer: com alegria, tranquilidade e fé!
    Só peço a Deus que te receba bem, que você possa continuar evoluindo e que eu possa te reencontrar para continuarmos nossas conversas – que nunca tinham fim.
      Ah, Tetéia! A política do Brasil continua a mesma... quem sabe você dá uma ajudinha, aí de cima!

Um comentário:

  1. Lindo demais querida! Com toda a certeza a vida não é só uma passagem e depois o fim,nossa vida é uma preparação para o próximo nível,por isso erramos e amadurecemos e mudamos de opiniões muitas vezes pq percebemos que não somos donos da verdade,existe uma força divina que nos ensina que nada tem valor se não for feito com amor,que nada faz sentido se não existir o aprendizado com os erros e nos tornarmos pessoas melhores a cada dia. Não conheci seu pai pessoalmente,mas sei que foi um grande ser humano pela forma que educou e criou vc,somos reflexo de nossos país,e vc sempre foi uma pessoa incrível,com uma alma pura que nos transmite o bem. Toda minha admiração pelo seu pai e pela obra de arte que ele junto de sua mãe esculpiu e nos permitiu apreciar. Deus abençoe vc e sua família querida. Bjo no coração.

    ResponderExcluir

Curiosos