Navegando...

Navegando...
Trabalhamos embarcadas, offshore, dentro d’água, como queiram. As palavras para explicar essa maneira de ganhar a vida, ou ganhar o sagrado dinheiro para viver a vida, tem muitos nomes. Mas, o importante é o que se ganha na convivência. Neste mundo muito diferente, temos o privilégio da intimidade quando descobrimos a beleza no interior dos seres mais incríveis. Verdadeiros presentes em palavras pois é o que podemos aqui compartilhar. Pérolas que não vão adornar o corpo mas com certeza vão fazer crescer o valor da alma de cada uma de nós. Se nem tudo que se mostra é belo, não importa. Se percebermos o equilíbrio, vai ficar tudo bem!

22 abril, 2012

Insônia



Depois de muito rolar na cama, ler, fazer alongamento, cantar, ouvir música, mexer no celular e montar uma lista de preferências... resolvi escrever. Faz tempo. Vai ver por isso não consigo dormir. Tenho que colocar para fora essa explosão de pensamentos, essa mente que parece querer lançar lava para todos os lados.
Deixe estar – são momentos como esses que provocam o nascimento de coisas fantásticas. Um famoso ator/diretor/roteirista brasileiro conseguiu canalizar toda sua criatividade em sucesso por causa da insônia e tem gente que se queixa disso. Se formos computar todos os insones famosos perceberemos que tudo é benção. Já pensou que talvez o corpo não queira dormir porque tem algo mais a fazer? Então descubra. Não lute. Inútil! Deixe fluir a energia do contra-sono e relaxe - de forma contrária à ansiedade. Não fique pensando que as horas não dormidas vão te deixar cansado, pelo contrário. Cansado ficamos por querer dormir e lutar contra os pensamentos. Levante-se, vá ver um filme ou simplesmente se escute e veja o que seu corpo-mente-espirito está pedindo. E faça! Você sente fome porque o estomago está vazio, e aí come! E assim são os pedidos do seu corpo.
São inúmeras as sedes, incontadas fomes! Fome de alegria, de amor, de contato, de notícias, de prazer; sede de sair, de mudar, de matar, de desaparecer, de liberdade. Insônia é seu corpo contra atacando e se vingando – só um pouquinho – porque agora ele quer o momento dele, e tem que ser acordado!
Aproveite e se escute, sem preocupações com o relógio-amanhã. Aliás, o que me lebra um livro que li – que recomendo, ali ao lado na lista dos nossos livros,  da T. Bertherat – “Há quem fuja do presente projetando-se para o futuro, o que provoca a ansiedade – que nada mais é do que a distância entre o agora e o depois.”
Nossa sede por realizações futuras nos deixam tão distantes do presente que nos causa doenças.
Chega de ansiedade. Não quero me partir em pedaços e deixá-los no passado ou atirá-los no futuro. Quero tudo agora, inteiro. Vamos reformular a frase – eu sofro de insônia, por - eu curto insônia! Vamos pensar que a falta de sono é um presente do que o teu corpo te dá para que viva mais um pouquinho, aqui, acordado.
Aqui estou, embarcada, ouvindo música, escrevendo e pensando em pegar um capuccino. Tem coisa melhor? Com certeza, cada um que sabe a sua “coisa melhor”. Posso dormir depois e deixar os sonhos me levarem, mas agora vou eu mesma pegar meus sonhos com as mãos e me deixar navegar... acordada!

7 comentários:

  1. Estou sofrendo, ou curtindo, risos, o mal contrário: tenho bilhões de coisas penduradas nas pendencias urgentes: provas para estudar, peças para fazer, mas o corpo insiste numa letargia mortal...so quero dormir e dormir e dormir ainda mais...Me deite aí no divã, analise e me dê uma sugestão! adorei o texto

    ResponderExcluir
  2. Nat escreveu " Mais um texto de delicadeza "

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Feca disse - "Adoro vc apesar de táo pouco conhecer... sua fã."

    ResponderExcluir
  6. Querida, pensei que só eu curtisse uma insônia, mas vejo que não estou sozinha nesta estrada.
    Passo as noites pensando na vida, nas coisas que fiz ou gostaria de fazer, aproveito para por tudo no papel, quando posso. As vezes tenho as palavras, mas quando as mãos tocam na caneta, tudo parece sumir, luto, luto sempre para os pensamentos voltarem, o que muitas vezes não acontece... Mas tem muitas noites de insônia pela frente... Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite a insonia e transforme-a em inspiração. Coisas incríveis surgem daí. Não é a toa que Miguel Falabella está milionário. Graças a insônia! bjs

      Excluir

Curiosos